sexta-feira, 31 de março de 2017

55° dia - Adolescência - aula 1

Teresópolis, 31 de março de 2017

O módulo da Adolescência foi apresentado em duas aulas. Na sexta feira quem conduziu foi Silvia Rocha. Ela abordou os ritos de passagem, a jornada do heroi (o monomito de Joseph Campbell) interligando-os com nossas experiências contemporâneas.
Joseph Campbell e outros acadêmicos como Erich Neumann, descrevem as narrativas de Gautama Buddha, Moisés e Cristo em termos do monomito e Campbell afirma que mitos clássicos de muitas culturas seguem esse padrão básico. O padrão do monomito foi também adotado também por George Lucas para a criação da saga Star Wars.
Após o conteúdo fizemos uma vivência. Modelamos nossos quartos de adolescente usando massinha de modelar. Foi muito bom rememorar aqueles dias. 
No meu quarto estão representadas eu, minhas amigas Inês e Lucely, e minha irmã Sonia. Há almofadões coloridos pelo chão. Nossas camas com gavetões e uma vitrola onde escutávamos nossos LP`s favoritos. Beatles, Carly Simon, Renaissance, Trilhas sonoroas de filmes, Yes, Janis Joplin, James Taylor, Rick Wakeman, dentre outros.
Esse foi um período de muita praia, da descoberta do sexo, namoro e muitas amizades.
Meu comportamento na época foi rebelde e contestador. À luz dos conhecimentos junguianos compreendi que estive dominada pelo arquétipo do heroi. Acreditava estar imune aos perigos que me rondaram. Drogas, pessoas de índole duvidosa cruzaram meu caminho nessa ocasião. 
Ao final da aula Silvia sugeriu que assistíssemos o filme Odisseia, e localizássemos os 12 pontos de virada da jornada do heroi abaixo relacionados:


  1. Mundo Comum - O mundo normal do herói antes da história começar.
  2. O Chamado da Aventura - Um problema se apresenta ao herói: um desafio ou a aventura.
  3. Reticência do Herói ou Recusa do Chamado - O herói recusa ou demora a aceitar o desafio ou aventura, geralmente porque tem medo.
  4. Encontro com o mentor ou Ajuda Sobrenatural - O herói encontra um mentor que o faz aceitar o chamado e o informa e treina para sua aventura.
  5. Cruzamento do Primeiro Portal - O herói abandona o mundo comum para entrar no mundo especial ou mágico.
  6. Provações, aliados e inimigos ou A Barriga da Baleia - O herói enfrenta testes, encontra aliados e enfrenta inimigos, de forma que aprende as regras do mundo especial.
  7. Aproximação - O herói tem êxitos durante as provações
  8. Provação difícil ou traumática - A maior crise da aventura, de vida ou morte.
  9. Recompensa - O herói enfrentou a morte, se sobrepõe ao seu medo e agora ganha uma recompensa (o elixir).
  10. O Caminho de Volta - O herói deve voltar para o mundo comum.
  11. Ressurreição do Herói - Outro teste no qual o herói enfrenta a morte, e deve usar tudo que foi aprendido.
  12. Regresso com o Elixir - O herói volta para casa com o "elixir", e o usa para ajudar todos no mundo comum

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