O módulo constou da apresentação de trabalhos sobre o livro A passagem do meio, de James Hollis, que aborda questões relacionadas à meia idade.
Silvia Rocha designou os capítulos que deveriam ser apresentados pelas alunas da formação. A mim coube a apresentação do capítulo "Do filho para os pais para o filho".
Segundo Hollis na meia idade nos damos conta de sermos parecidos com nossos pais. Por ser uma fase de tomada de consciência Hollis nos convida à reflexão de questões cruciais tais como:
- Em que aspectos sou parecida com minha mãe?
- Em que aspectos sou diferente dela?
- Em que me pareço com meu pai?
- Em que sou diferente dele?
- Quem exerceu maior impacto sobre mim?
- Onde estava o outro enquanto isto estava acontecendo?
- De que modo minha jornada é diferente numa época diferente?
Percebi que o conteúdo do meu capítulo casava perfeitamente com o conto "Onde estão as moedas?", de Joan Garriga. Idealizei então fazer uma vivência com base no conto.
A princípio pensei em distribuir moedas e folhas em formato circular. Ficou meio sem sentido o uso das moedas. Conversando com Manika ela sugeriu que eu fizesse as moedas em papel. Busquei na internet e encontrei imagens das cinco moedas brasileiras em circulação, cara e coroa.
Testei em casa todo o processo. Gravei e escutei o conto. Em seguida fiz o trabalho expressivo com colagem e guache. Coloquei uma música para ajudar na sensibilização e na busca dos valores recebidos pelos meus antecessores.
Além da vivência preparei também alguns slides com o conteúdo para expor.
Devido à escassez de tempo optei pela apresentação da vivência com a proposta de sensibilizar os participantes a conciliar a imagem dos pais como parte do processo de individuação.
Etapas de apresentação:
- leitura do conto
- entrega de uma folha
em formato circular
- entrega de um saquinho amarelo com moedas de papel
- expressão livre com colagem das moedas e guache
Durante o trabalho expressivo foram tocadas as músicas - Come inside, de Hang Playing Hedge Monkeys, e La petite fille de la mer, de Vangelis.
As colegas do curso e a instrutora fizeram suas mandalas na sala de aula.
Entreguei o material da vivência para Vanda Viola e Silvia Rocha. Vanda fez uma belíssima mandala/árvore utilizando a técnica frottage.
- entrega de uma folha
em formato circular
- entrega de um saquinho amarelo com moedas de papel
- expressão livre com colagem das moedas e guache
Durante o trabalho expressivo foram tocadas as músicas - Come inside, de Hang Playing Hedge Monkeys, e La petite fille de la mer, de Vangelis.
As colegas do curso e a instrutora fizeram suas mandalas na sala de aula.
Entreguei o material da vivência para Vanda Viola e Silvia Rocha. Vanda fez uma belíssima mandala/árvore utilizando a técnica frottage.
Minha mandala foi feita em casa na véspera
Mandala de Vanda Viola
Carla Abreu fez sua apresentação e trouxe uma vivência para fazermos em casa, "A árvore da vida". Batizei minha árvore como "Árvore do desenvolvimento, do amor e da alegria"
"Árvore do desenvolvimento, do amor e da alegria"
Ana Cristina Cabral fez uma vivência muito interessante. Cada participante recebeu um balão para encher. Dançamos e depois estouramos os balões. Dentro havia uma mensagem para que fizéssemos uma reflexão sobre a infância, puberdade e vida adulta e transmitíssemos para o grupo. 
Lembrei do dia em que participei da peça ritualística "O mito de Deméter". Depois que compartilhamos nossas memórias fizemos uma dança de roda e cada colega recitou um verso.
Recitei o versinho que tia Arethusa me ensinou.
Pratinho de melado
Cestinha de cará
Quem quiser comer comigo
Abra a porta e venha cá
Pedi um copo d'água
Me trouxeram na caneca
Isso mesmo que eu queria
Cinturinha de boneca
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